Alojamento de flagelados nas obras da Estrada de Ferro Fortaleza - Itapipoca. Fevereiro de 1920. FONTE: Acervo da Biblioteca Nacional.

As secas são um dos fenômenos naturais que mais maltratam os nordestinos. Na cidade de Exu, durante um desses períodos tão severos, em data que não foi possível precisar, adentrou o terreiro de uma fazenda nas imediações do Genipapo, uma mulher em estado de grande miséria, e que trazia em seus braços um bebê, ainda em seus primeiros meses de vida.

Se valendo de suas últimas forças, subiu a escadaria do casarão e bateu na porta principal. Foi atendida justamente pelo proprietário, garboso coronel, dono de muitas terras e outras posses. Ela o pediu, que em nome do que o fosse mais sagrado, lhe desse socorro, pois há três dias não encontrava alimento que matasse sua fome. Irritado, o homem catou algumas moedas do bolso e a entregou. Desesperada, ela retrucou que sua fome não era de cobre, mas de alimento.

Impassível, ele a despachou sob ameaças, e bateu a porta. A pobre coitada seguiu sua caminhada, em busca de um baixio que era possível avistar de longe. Talvez em busca de água, e de alguma fruteira que a alimentasse, escolheu aquele destino. A cada passo suas forças diminuíam, e chegando na localidade da Ponta D’água, seu corpo entrou em colapso, e o sopro vital deixou sua matéria.

Horas depois, chega de passagem pelo casarão da dita fazenda, um transeunte, que trazia notícias ao coronel. Disse-lhe ele que havia encontrado um corpo, de uma mulher, com aparência bastante sofrida, e que junto a ela, havia uma criança, tentando amamentar-se na pobre mãe, que a havia deixado órfã.

Somente tão cruel acontecimento foi capaz de despertar alguma empatia no homem, que rapidamente despachou um funcionário seu até o Exu, onde deveria adquirir a mortalha e a rede, e posteriormente providenciar o sepultamento dos despojos da falecida. Cumpridos os trâmites, o coronel desfrutou de seu jantar, e dormiu o sono que sua consciência lhe permitiu.

Na manhã seguinte, ainda nos primeiros raios de sol, o homem foi abrir a casa e iniciar o dia. Grande susto ele tomou, ao ver defronte a sua porta, perfeitamente dobradas e arrumadas, a rede e a mortalha que haviam sido usadas no sepultamento da mulher que ele negou ajuda. Ao aprumar a vista, deu fé ainda de que em cima delas, estavam as moedas que ele tinha dado como esmola.

Se em vida a ajuda do homem foi negada, após a morte, pouca diferença fariam seus esforços. Completamente adoecido dos nervos, o homem caiu doente, e sobre ele não foi possível precisar o que aconteceu, assim como também não encontrei nenhum indício sobre o destino da criança.

Sobre a mulher, sua morte causou grande comoção popular, e seu túmulo passou a ser ponto de peregrinação e pagamento de promessas. Populares do entorno e até de distritos distantes, dão notícias de graças alcançadas, e depositam os ex-votos. Infelizmente não conseguimos acessar o túmulo, que fica após a Fazenda Uruguay, uma vez que os caminhos estão parcialmente bloqueados, impedindo a chegada de veículos.

Abaixo, deixo o depoimento de Antônio Firmino, que durante muitos anos morou nas imediações, e teve acesso aos registros da oralidade regional, sendo sua esposa uma das pessoas que atribuem graças alcançadas:

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.