Inscreva-se no YouTube: https://youtube.com/channel/UCbQbnjn773MbyGU5czjVvRA

LEIA TAMBÉM:

O Fogo do Coité | Parte I | O Padre Lacerda: https://cariridasantigas.com.br/o-fogo-do-coite-parte-i-o-padre-lacerda/

O Fogo do Coité | Parte II | O túmulo do Padre Lacerda e o curioso cemitério do Coité: https://cariridasantigas.com.br/o-fogo-do-coite-parte-ii-o-tumulo-do-padre-lacerda-e-o-curioso-cemiterio-do-coite/

O Fogo do Coité | Parte III | O combate: https://cariridasantigas.com.br/o-fogo-do-coite-parte-iii-o-combate/

O Fogo do Coité | Parte IV | A capela de Nossa Senhora da Conceição: https://cariridasantigas.com.br/o-fogo-do-coite-parte-iv-a-capela-de-nossa-senhora-da-conceicao/

 

Ao chegarmos no distrito de Coité, a primeira edificação que buscamos foi a capela de Nossa Senhora da Conceição. Templo bastante antigo, de arquitetura intrigante, e que durante décadas foi o palco de devoção do Padre Lacerda, a capela possui em seu piso e paredes algumas lapides que indicam sepultamentos das famílias fundadoras do lugar.

Muito bem recepcionado por D. Damiana, que me mostrou com muita atenção toda a capela, contando sua história e particularidades, fiquei surpreso em saber que o Padre Lacerda não estava ali sepultado. Abnegado em muitos aspectos, o religioso também decidiu não repousar dentro da capela que ajudou a concluir.

Em busca do seu local de descanso final, saímos do distrito, em direção a Mauriti, e fomos até o cemitério da localidade. Bastante antigo, o campo santo foi erguido a mando do Padre Lacerda, e apesar de sua fachada principal não conservar mais suas características originais, em seu interior é possível encontrar ainda os muros originais em pedra, e uma curiosa sessão de túmulos, todos idênticos e caiados em branco, onde estão sepultados os membros das famílias Maranhão, Lacerda e adjacentes.

Fileira de túmulos idênticos.

Abaixo dessa fileira de sepulturas, de apurada arte tumular, no canto direito do cemitério, um tumulo azul e branco, colado ao muro, passou despercebido até pelos coveiros, que há mais de uma década cuidam do lugar. É neste dito túmulo que se encontram os restos mortais do Padre Lacerda, e de sua mãe e irmã.

Encontrar a sepultura foi bastante difícil, uma vez que a placa que indica que o padre está ali enterrado, tem sua face virada para um local de difícil visualização. Aproveitei a oportunidade e contei um pouco da história do Padre Lacerda aos coveiros, para que melhor possam orientar os pesquisadores que futuramente busquem o local de repouso de um dos mais intrigantes e inteligentes sacerdotes que o Cariri já teve.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.