Importante necrópole de Juazeiro do Norte, o Cemitério de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é recanto de descanso final de centenas de figuras de extrema importância para a história regional e nacional, a iniciar pelo Pe. Cícero Romão Batista, sepultado no altar da capela.
Infelizmente o cemitério não possui mapeamento dos principais túmulos, o que torna cada visita uma verdadeira caçada, onde o interessado tem de observar cada laje ou lapide que se depara. Em outro capítulo destas narrativas iremos abordar o túmulo do Cel. Fernandes, o maior daquele cemitério, neste momento focaremos em uma sepultura de igual facilidade de visualização, dada suas dimensões, e que guarda os restos mortais de quatro pessoas, dentre elas, Joana Tertulina de Jesus, a Beata Mocinha, governanta da casa do Padre Cícero, e Juvêncio Joaquim de Santana, primeiro juiz da comarca de Juazeiro do Norte, filho do Cel. Santana, chefe político de Missão Velha e responsável por iniciar o ciclo de deposições no Cariri.
Há alguns anos, o túmulo foi aberto em busca dos restos mortais da Beata Maria de Araújo, não tendo êxito os engajados na causa.
Abaixo, confira as imagens de nossa visita ao túmulo: