Recentemente recebi a fotografia acima, enviada por um seguidor, que me possibilitou relembrar dias de minha infância, e as histórias sobre o afamado, Seu Lunga, figura icônica de Juazeiro do Norte.

Meu pai sempre citava que o comerciante havia tido grande embate com a gestão de Manoel Salviano, quando da demolição do Posto de Tracoma e Treze Atlético Club, para a construção da praça do Memorial Padre Cícero e o Largo do Socorro.

O motivo seria o bloqueio da Rua da Conceição, local de residência de Seu Lunga, que possuía uma perua da Volkswagen, sucessora de sua Willys Pick-up, e que de tão indignado, decidira nunca mais sair com o carro. Por muitas bocas ouvi esse causo, e se é verdade ou fantasia, não posso afirmar.

A questão central está no fato de que as gerações mais recentes não puderam conhecer a residência de Seu Lunga. Quando comecei a me interessar pela história de Juazeiro do Norte e do Cariri, o imóvel já possuía um muro alto, e portões fechados, frutos talvez do assédio, ou da violência que assola o Brasil nas últimas décadas.

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O registro acima nos mostra o belíssimo bangalô em que o comerciante viveu. Após a demolição da sucata na Rua Santa Luzia, esse talvez seja o último patrimônio material do ilustríssimo senhor, e além do bangalô, podemos ver ainda a VW Brasília. Pelos elementos arquitetônicos, é previsível que o imóvel tenha sido construído entre as décadas de 1940 e 1950. Apresentava originalmente mureta com gradil, e fechamento em madeiramento trabalhado com esmero. Certamente é um dos últimos e mais importantes bangalôs de Juazeiro do Norte ainda de pé.

 

P.S. O seguidor não especificou a fonte da fotografia. Citar a autoria é muito importante para nós, caso você seja o proprietário dessa foto, faça contato e teremos prazer em registrar a autoria.

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Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.