O quadro da Praça Padre Cícero era um dos principais pontos de comércio e moradia do Joaseiro antigo. Hotéis, centros de publicidade, casas de representação comercial, farmácias e as moradias das famílias mais abastadas da cidade estavam ali localizadas.
Atualmente o local ainda é um dos grandes focos de especulação imobiliária da cidade, e um dos resultados desse processo foi a demolição de quase toda a arquitetura do entorno, existindo poucos remanescentes.
Um dos mais relevantes é o Solar dos Bezerra de Menezes. Sua imponência arquitetônica vai desde a porta central, acompanhada de seis janelões com guarda corpo em aço e granilite, até a platibanda com cornijas, faixa grega e detalhes que lembram balaústres.
Apesar da denominação, o imóvel não foi edificada pela família. Construído a partir de meados de 1921, a mando de Joaquim de Paula, o solar levou alguns ano para ficar completamente pronto. O seu dono inicial era um importante comerciante do ramo calçadista do período, e o vendeu na década de 1930 para Francisco Alencar, também comerciante do mesmo ramo.
Somente em 1952, José Bezerra de Menezes adquiriu o imóvel. Ali, o patriarca da família viveu poucos anos, falecendo em 1954, vítima de colapso cardíaco. Entretanto, deixou bem firmes as raízes financeiras e políticas da família, que acumula em sua árvore genealógica deputados, prefeitos, governadores e uma senadora, além de grandes investimentos financeiros dentro e fora da cidade.
Em excelente estado de conservação, o casarão ainda é habitado, e é referência regional de ações privadas de zelo com o patrimônio arquitetônico. É importante ressaltar também que o bem é tombado pelo município.
ASSISTA ABAIXO O VÍDEO QUE FIZ EM MINHA VISITA AO IMÓVEL: