No distrito de Santa Fé, na cidade do Crato, é possível encontrar ainda muitos resquícios das arquiteturas antigas que coloriram e encantaram o Cariri, um desses imóveis é certamente o casarão dos Lima Verde (Há também a grafia mais utilizada atualmente, Limaverde ).

Localizado no Sítio Fábrica, a casa tem relevância histórica e arquitetônica ímpar. Está encravado em terras que pertenceram ao trisavô do Padre Cícero, José Pereira Aço (José Pereira Asso) que teria chegado nesta região por volta de 1718. Natural de Barcelos, em Portugal, foi aqui no Cariri importante latifundiário e pecuarista, protagonista da Guerra do Ferro e Aço (episódio que contaremos posteriormente) e bisavô do padre Joaquim Ferreira Lima, que apelidado de Lima Verde – aos tempos de seminário – e pai de 9 filhos, deu origem ao sobrenome Lima Verde.

Receba nosso material no WhatsApp clicando aqui: http://bit.ly/2zNonu8

O padre declarou em 08 de Julho de 1855, ser possuidor do Sítio Fábrica. Estima-se que as primeiras fundações do casarão datam a período anterior a 1855, e o Almanaque do Cariri, de 1949, faz referência a uma recente remodelação.

Atualmente o imóvel ainda serve de moradia a família original, encontra-se em estado mediano de conservação, e guarda ainda em suas terras os escombros do velho engenho, hoje em fogo morto. É importante destacar que a localização do imóvel segue o padrão utilizado para conforto térmico e segurança contra ataques, ou seja, no topo de uma colina ou morro, o que dá ampla visão dos limites e aproximações indesejadas.

Fotos: Roberto Júnior

Fonte: FEITOSA MACÊDO, Heitor. Sertões do Nordeste 1 – Inhamuns e Cariris Novos. Crato: A Província, 2015.

Como citar: JÚNIOR, Roberto. O Casarão dos Lima Verde. Juazeiro do Norte, 25 maio 2019. Disponível em: https://cariridasantigas.com.br/o-casarao-dos-lima-verde/. Acesso em: 25 maio 2019.

Veja mais imagens do imóvel:

COMPRE COM ESSES LINKS E APOIE NOSSO PROJETO:

LIVROS DE HISTÓRIA COM DESCONTO E ENTREGA RÁPIDA:https://amzn.to/2GuVhDw

LIVROS COM ATÉ 80% DE DESCONTO: https://amzn.to/2TDrno7

ELETRÔNICOS EM OFERTA: https://amzn.to/2O7YiLO

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.