João Tavares Calixto Junior é incansável. O pesquisador informa ao público em geral que sua pesquisa sobre a vida do meteórico Coronel Isaias Arruda de Figueiredo, está em fase conclusiva, e que ainda em 2019 o livro estará disponível para venda. A pesquisa de Calixto é das mais relevantes, uma vez que o biografado viveu pouco, mas o suficiente para ser amplamente notado na cena historiográfica do cangaço e coronelismo caririense, tendo deixando eternos hiatos, que certamente serão atenuados neste novo trabalho que chegará as bancas brevemente.

Isaias foi assassinado com menos de 30 anos, mas nesta curta vida peitou Lampião, se tornou chefe político com influências em Aurora, e mando legal em Missão Velha, e destacou várias facetas necessárias para a governabilidade de outrora. Mais informações sobre o lançamento oficial, daremos em breve, mas umas das grandes certezas que temos é que está disponível em nossa loja virtual, O Araripe.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.