Registro do Padre Cícero, junto ao Dr. Isaac Salazar, em junho de 1934.

Há anos o padre sofria com várias moléstias, dentre elas, a catarata. Aos 90 anos, decidiu se desfazer de algumas propriedades, com o objetivo de levantar os valores necessários para trazer ao Juazeiro, o renomado médico da praça do Recife, que condenou seu olho esquerdo, mas trabalhou com afinco no olho direito.

A viagem ao Cariri Cearense foi coberta pelo Diário de Pernambuco, representado por Galvão Raposo. Infelizmente o padre não pôde usufruir dos resultados da intervenção cirúrgica, tendo falecido no mês seguinte.

#padrecicero #juazeirodonorte #cariri #ceara #historiadocariri

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.