O AVRO NO CARIRI

Popularmente conhecido como “Avro”, o avião turbohélice foi introduzido no Cariri no final da década de 60, com a missão de substituir o saudoso Douglas DC-3. A aeronave marcou a região graças ao barulho do motor Rolls Royce, que rapidamente virou motivo de piada, sendo apelidado de “chaleira”, principalmente porque tanto em Juazeiro, quanto no Crato, a aeronave cruzava o centro das cidades.

O Avro também foi responsável por trazer melhorias ao aeroportos da região, que a época ainda operavam com as precárias pistas de piçarra, tendo sido uma das exigência da Varig a pavimentação asfáltica.

HISTÓRICO DA AERONAVE

O Avro começou a ser desenvolvido em 1958 com a proposta de ser uma aeronave econômica e voltada para a aviação regional, focando na substituição do DC-3 e na competição com o Fokker F-27. O HS 748 fez muito sucesso e foi operado em vários países. No Brasil, a Varig e a Força Aérea Brasileira amplamente utilizaram a aeronave, que foi produzida entre 1961 e 1988, totalizando 380 unidades.

Uma curiosidade interessante sobre o avião, é que ele foi um dos últimos que Howard Hughes pilotou. Hughes foi um dos mais destacados aviadores do Séc. XX e responsável por impulsionar mudanças na engenharia e aviação civil, operou o Avro em 1972, acompanhado do piloto de testes da Hawker, Tony Blackman.

ASSISTA AO AVRO EM AÇÃO NO AEROPORTO DE LIVERPOOL:

 

Clique nos links abaixo e confira:

COMPRE COM ESSES LINKS E APOIE NOSSO PROJETO:

LIVROS DE HISTÓRIA COM DESCONTO E ENTREGA RÁPIDA:https://amzn.to/2GuVhDw

LIVROS COM ATÉ 80% DE DESCONTO: https://amzn.to/2TDrno7

ELETRÔNICOS EM OFERTA: https://amzn.to/2O7YiLO

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.