O Arco de Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecido como Arco dos Salesianos, foi reconhecido como patrimônio histórico material de Juazeiro do Norte, por meio da lei N°5314/2022, proposta pelo legislativo, em iniciativa do vereador Márcio Jóias, e sancionada pelo prefeito Gledson Bezerra.

Inaugurado em 1953, em alusão aos festejos referentes a passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela região do Cariri, o arco tem forte representatividade em nossa cidade, fazendo parte do ambiente afetivo do nosso povo, e agora passa a integrar a lista de imóveis sob proteção da Diretoria de Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte, órgão vinculado a secretaria municipal de cultura.

Texto da SECULT de Juazeiro do Norte – Foto do autor.

Leia a lei completa aqui: LEI MUNICIPAL_5314_2022_0000001

 

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.