O prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva anunciou ontem (01/04), a desapropriação do terreno onde estão sepultados os Fuzilados do Alto do Leitão (leia este artigo para saber mais).

Considero a medida da maior importância, uma vez que permitirá ao poder público investir na infraestrutura do local, bem como em ferramentas de manutenção do sítio histórico que é um importante depoente do ciclo do Cangaço e Coronelismo no Cariri, além de atender a uma antiga reivindicação de pesquisadores independentes e entidades civis, dentre os quais estou incluso, tendo inclusive elaborado campanha para estabilização das ruínas em 2021.

Em tempo, parabenizo o prefeito pela iniciativa, e mantenho a expectativa em torno de uma breve e salutar intervenção no local.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.