A casa de câmara e cadeia de Lavras da Mangabeira permanece agonizando diante do descaso do poder público, que desconsidera inclusive uma lei municipal de tombamento promulgada em 2002. O prédio, construído a partir de 1816, por decreto de Dom João VI, e reformado em 1877, quando da montagem de frentes para enfrentamento da seca, hoje ostenta somente enormes rachaduras, infiltrações e enormes intervenções que descaracterizaram o prédio severamente.

O caso vem sendo discutido há alguns anos, sendo que em 2014, o próprio Ministério Público Estadual entrou na questão, e a Secretária de Cultura do município iniciou campanha para que o prédio voltasse a ser administrado pela prefeitura.

Resultado: A campanha foi vitoriosa, o prédio voltou a seu tutelado pelo município, deixou de ser cadeia pública, mas por diversos fatores, dentre eles a alternância de gestões, o imóvel continua, em 2018, a ser mais um dos grandes exemplos de descaso do poder público para com o patrimônio histórico e arquitetônico.

Fotos mais próximas mostram o estágio avançado de degradação e descaracterização do imóvel – Foto: José Willame

Desejamos que a Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira se pronuncie a respeito do caso, e que muito em breve a Casa de Câmara e Cadeia retorne ao devido estado de conservação. Agradecemos a José Willame pela contribuição como fotografias e relatos sobre o imóvel.

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Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.