FOTO: CARIRI REVISTA

Agora é oficial, a lei N°5000/2019, votada pelo legislativo municipal e sancionada pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, publicada em 28 de agosto de 2019, altera o nome da antiga estação ferroviária da cidade, a nomeando: Centro Cultural Daniel Walker Almeida Marques.

Inaugurado em 1926, o prédio encontra-se desativado há alguns anos, e diante de sua localização privilegiada e ampla área construída, será muito bem aproveitado como centro cultural.

Ademais, a homenagem a Daniel Walker, falecido em julho deste ano, configura como um reconhecimento da classe como um todo, uma vez que seus esforços e pesquisas marcaram e influenciaram toda uma geração de novos pesquisadores.

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.