“Para despertar os descuidados, converter os pecadores e sustentar os frutos das missões” é advertência que acompanha o título da “Missão Abreviada”, livro escrito em 1859, pelo padre português Manoel José Gonçalves Couto. Essa obra inspirou diversas práticas católicas leigas, especialmente no Nordeste brasileiro, como foi o caso de Canudos na Bahia e da questão religiosa em Juazeiro do Norte, CE.

(…)

Um dos principais ensinamentos da Missão Abreviada estava estampado em sua capa: na ausência de um sacerdote, um leigo poderia realizar a mediação entre o povo e o sagrado: “Em qualquer povoação deve existir um Missionário (deixe-me assim dizer); este deve ser um Sacerdote de bom exemplo, e na falta d’elle qualquer homem ou mulher que saiba lêr bem, e d’uma vida exemplar” (COUTO, 1871, p.7). Essa instrução resolvia em parte o problema da falta de sacerdotes para acompanhar as comunidades mais afastadas que as Missões Populares em Portugal tentavam alcançar. As instruções do livro eram lidas em voz alta e depois era feita uma oração mental, ou seja, uma reflexão sobre o conteúdo lido. Essa metodologia foi fundante para a construção de uma experiência de leitura que transformou o cotidiano e a vida de católicos leigos, que lentamente perfurou espaços canônicos e construiu novas possibilidades de crer.

Texto de Roberto Viana de Oliveira Filho

DOWNLOAD GRATUITO: Missao-Abreviada-digitalizada

 

amazon.com.br
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.