Após muitos esforços, consegui localizar uma fotocópia do raríssimo livro “Ordem dos Penitentes”, nome dado ao relatório detalhado da ocupação e desmantelamento do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em setembro de 1936, em Crato.

Produzido por José Goes de Campos Barros, militar do Exército Brasileiro que integrou o comando da operação, o documento foi endereçado ao Cap. Cordeiro Neto, a época chefe da força pública do Ceará, e foi impresso pela imprensa oficial do estado, apenas alguns meses antes da operação no Sítio Cruzeiro, também em Crato, onde foram utilizados aviões da Aviação do Exército.

A obra é deveras rara, e sua digitalização só foi possível graças a disponibilidade de Renato Casimiro, que cedeu uma fotocópia do material, feita há alguns décadas. Aos interessados, basta clica no link ao lado para baixar: A Ordem dos Penitentes

amazon.com.br
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.