Há algumas semanas visitamos a Hidrelétrica do Crato com o objetivo de manter o acompanhamento do caso, que é de suma importância para nós e motivo de orgulho, por termos sido um dos primeiros veículos de mídia voltados para a preservação patrimonial do Cariri, tendo a Hidrelétrica e o Hospital Manuel de Abreu como primeiros focos de trabalho.

Infelizmente não fomos convidados pelas instâncias públicas responsáveis pelo andamento da revitalização do local para integrar qualquer comissão ou debate sobre. As informações que nos chegaram foi de que uma comissão foi formada para avaliar o caso e que um projeto já foi entregue a um representante do legislativo federal com o objetivo de angariar fundos.

De toda maneira, é notório o avanço no caso, pois um importante trabalho de limpeza do prédio e dos entornos já foi executado. Soubemos também por fonte confiável de que um representante da afamada e competente Fundição Linard, de Missão Velha, esteve junto a comissão formada analisando a viabilidade técnica da restauração.

 

Clique aqui, e saiba mais sobre como apoiar o Cariri das Antigas: http://bit.ly/2OOQhLb

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.