FOTO: Alana Soares

O jornalista, memorialista e radialista, Huberto Cabral, receberá em breve o título de cidadania pela câmara municipal de Juazeiro do Norte, por meio de projeto do vereador, Claudionor Mota, em resposta aos anseios de muitos munícipes, dentre eles, o também radialista, Aluízio Neri, um dos propositores ao edil juazeirense.

Eu, enquanto historiador, cidadão juazeirense e pesquisador da História do Cariri, tenho a Huberto Cabral grande estima, haja vista sua doação de tempo e esforços pela profissão e cobertura de toda a região, e assim sendo, considero muito acertada a iniciativa, assim como foi a concessão do título de doutor honoris causa, emitido pela Universidade Regional do Cariri.

A decisão fez-se presente nas leituras da sessão da última terça-feira (05/07/21). Em vida, o homenageado desfruta de todos os louros de seus esforços, e Cabral é merecedor dessa honra, ficando também o exemplo para os poderes constituídos de nossas cidades, para que busquem valorizar seus cidadãos, em reconhecimento as suas contribuições.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.