Fachada do edificio Raimundo de Oliveira Borges, sede do ICC.

Fundado em 1953, o Instituto Cultural do Cariri é uma das mais tradicionais instituições do gênero no Nordeste – passaram por lá nomes importantes como Irineu Pinheiro, José de Figueiredo Filho, Joaryvar Macedo, dentre outros tantos – e há alguns anos passa por longo processo de reorganização burocrática e física.

Atualmente o grande desafio dos gestores do ICC é conseguir reestruturar sua biblioteca, um dos mais importantes e raros acervos do Ceará, e que conta com itens que nem a Biblioteca Nacional possui, para tanto, desde de 2017 membros da comissão responsável pelo acervo se revezam no trabalho de catalogar e realocar os itens, e como última ação, o presidente Heitor Feitosa lançou campanha para a aquisição de um scanner planetário que possibilitará a digitalização do vasto acervo, garantindo assim a preservação de importantes documentos e a democratização do acesso aos mesmos. Ganhará bastante toda a classe de pesquisadores e entusiastas da História do Cariri.

Para doar para a campanha, basta depositar em conta do instituto e submeter o comprovante via e-mail ou WhatsApp, seguem os dados:

Conta Corrente – Agência: 0684 | Operação: 003 | Número da Conta: 003219-5 | Beneficiário: Instituto Cultural do Cariri

E-mail: faleconoscoicc@gmail.com | WhatsApp: 88 99951-4600 (Heitor Feitosa).

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.