IMPÉRIO DO BACAMARTE – NOVA EDIÇÃO.

Garanta seus exemplares!

O grande clássico está de volta. Império do Bacamarte, marco na historiografia política do Ceará, ganha nova edição comemorativa aos 30 anos do lançamento. Obra essencial para o estudo das estruturas do Coronelismo e do Banditismo no Cariri Cearense, indispensável em qualquer biblioteca.

COMO ADQUIRIR?

VALOR: R$90,00 com o frete incluso (parcelamos em até 3 vezes sem juros – Despachamos para todo o Brasil).

WhatsApp: 88 99685-5084.

 

SOBRE A OBRA E O AUTOR:

O livro Império do Bacamarte, obra do escritor cearense Joaryvar Macedo, que traz uma abordagem ampla e clara sobre o tema do coronelismo no Cariri cearense, estará com nova edição física disponível a partir de 05 de março. Lançado originalmente pela Universidade Federal do Ceará em 1990 e reeditado outras duas vezes em 1992 e 1998, há muito estava indisponível e bastante procurado por historiadores, pesquisadores e interessados no tema abordado por Joaryvar, neste que é considerado como um marco na historiografia política do estado do Ceará, oferecendo aos cientistas dessa área e aos estudiosos dessa temática sociológica o mais completo ensaio do gênero até hoje escrito no Nordeste brasileiro.

Comemorando os 30 anos do lançamento da primeira edição e homenageando o autor, falecido também há três décadas, a reedição apresenta uma nova roupagem com capa e diagramação atualizadas, além da inserção de fotos da época pertencentes aos acervos dos historiadores Daniel Walker (In memorian) e Renato Casimiro recentemente doados à Universidade Federal do Cariri. A nova edição conta ainda com análises aprofundadas sobre a obra e o autor, assinadas por Renato Casimiro e Manoel Severo. “Leitura obrigatória e fonte inesgotável de elementos para revisão histórica do Cariri conflagrado pelo mando dos coronéis e seus grupos, nesta fase da vida da região sul do Ceará, com reflexos sobre os estados vizinhos.” Afirma Casimiro em seu texto de apresentação do livro.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.