O QUE É O CLUBE?

Diante do cenário economicamente desafiador, tornou-se inviável a manutenção do projeto com meios próprios, utilizando das minhas rendas pessoais, como tenho feito há sete anos, e faria por muitos mais caso fosse possível. Atualmente faz-se necessário convidar o leitor e entusiasta a apoiar nosso projeto, visando manter os elevados custos de pesquisa, produção e divulgação do conteúdo a todas as classes, a um custo de apenas R$10,00 mensais, cobrados pela Hotmart, uma plataforma de pagamentos absolutamente segura.

Em contrapartida, o mecenas do Cariri das Antigas receberá dois exemplares de cada edição da nossa revista trimestral com os custos de transporte cobertos integralmente, descontos de 10% em nossos livros, e 20% em eventos que porventura sejam pagos (nosso foco é sempre fazer eventos gratuitos).

Assine clicando nesse link: https://go.hotmart.com/H62839622D?dp=1

PORQUE MECENAS?

“Caio Cílnio Mecenas (Gaius Cilnius Maecenas) foi um cidadão romano da época imperial.

Foi um grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua rica família (entre 74 a.C. e 64 a.C.) e foi um conselheiro hábil e de confiança do imperador César Octaviano, o qual se fez muitas vezes representar por Maecenas como seu tribuno, orador, patrono e amigo pessoal para várias missões políticas. Mais tarde aposentou-se e devotou todos os seus esforços a seu círculo literário famoso, que incluíu Horácio, Virgilio, e Propertius, patrocinando-os com amizade, bens materiais e protecção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso.

Pintura representando Mecenas

O MECENATO

É um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de Caio Mecenas (68 a.C. – 8 a.C.), um influente conselheiro de Otávio Augusto que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.