Memória do primeiro oficial aviador de Juazeiro do Norte é mais uma vez atacada

Falecido em 1974, Samuel Wagner Marques de Almeida foi o primeiro oficial-aviador nascido em Juazeiro do Norte, e durante anos foi o referencial dos que almejavam carreira na Aviação Civil ou Militar, porém, as homenagens a tão relevante vulto histórico ainda são tímidas em Juazeiro do Norte.

Uma dessas homenagens é a Praça Capitão Aviador Samuel Wagner de Almeida Marques, que fica localizada em frente ao Aeroporto Regional do Cariri. Em 2016, a Praça foi completamente desfigurada e sua área foi utilizada como estacionamento, a inauguração desse novo equipamento foi inclusive destacada na programação dos 105 anos do município.

Essa primeira ação deixou atônitos os amigos e familiares do homenageado, que segundo Daniel Walker, seu irmão, estariam organizando junto a autoridades e entusiastas, a montagem de um monumento utilizando um jato desativado da Força Aérea Brasileira, processo esse que está protocolado junto as instituições federais responsáveis.

Tanto desprezo pela memória e história da cidade não é novidade, mas casos como esse sempre nos chamam atenção, pois os ataques ainda não cessaram, já que nas últimas semanas a noticia de que o estacionamento teria sido entregue a uma administradora privada e o processo estaria sob investigação do MPF trouxe a discussão novamente aos holofotes.

Ressaltamos que nem a INFRAERO, nem a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte foram consultadas sobre o andamento do processo, mas nós e a sociedade em geral aguardamos esclarecimentos e principalmente um posicionamento do executivo municipal sobre o caso, desejosos de que o legado de Samuel seja valorizado em sua terra natal.

Clique aqui, e saiba mais sobre como apoiar o Cariri das Antigas: http://bit.ly/2OOQhLb

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.