Há pouco mais de um ano iniciei uma grande empreitada em busca dos fragmentos materiais de Antonio Joaquim de Santana, o afamado, Cel. Santana, chefe político de Missão Velha durante mais de uma década e senhor absoluto em seus domínios. Santana foi também responsável por iniciar o ciclo de deposições no Cariri, quando apeou do poder, em 1901, Antonio Roseo Jamacaru, tornando-se assim intendente de Missão Velha, se valendo da Política dos Governadores, viabilizada pelo então presidente do Brasil, Manuel Ferraz de Campos Sales, tema de um vídeo em breve em nosso canal do YouTube.
Sua influência política extrapolava os limites de suas fazendas, e dentre os coronéis da região, Santana foi um dos mais próximos a Lampião, o recebendo constantemente em suas propriedades, a destacar a Fazenda Serra do Mato, após a Gameleira de São Sebastião. Em minhas muitas expedições até a Gameleira, notei a presença de um chalé de simplicidade arquitetônica aliada a uma beleza bucólica e ímpar.
Em janeiro de 2021, decidi parar no lugar e conhecer o casarão. Ao cruzar o cancelão, encontrei um imóvel fixado sobre uma forte estrutura em pedra. Ao seu redor, um curral de varas, ainda com a terra remexida pelo gado. Cajazeiras e casas de taipa se aliavam ao barracão que outrora era usado como armazém, tudo ainda com relevante grau de originalidade, como se esperando o galope do cavalo do Cel. Santana, cruzando o pátio e tomando assento no alpendre centenário.
Rapidamente percebi a chegada de Dário Santana, bisneto do Cel. Santana, e atual proprietário da fazenda. Dário me guiou pelo imóvel e contou histórias do lugar, indicando principalmente as passagens de Lampião e seu bando pela fazenda. Mapear uma das muitas fazendas de Santana foi algo de muito calibre para mim, tendo em vista as lacunas que ainda carecem de maior esclarecimento em sua biografia.
Abaixo, convido o leitor a ver as fotos e o vídeo de nossa visita, assim como também seguir nossas redes, para garantir que não perderá nosso conteúdo.