Seguindo rumo a Jamacaru, um pequeno trevo a direita nos leva uma estrada encantadora, que permite a visualização de muitos cenários, dentre eles uma panorâmica invejável de Missão Velha e arredores. O caminho tem como foco principal a Gameleira de São Sebastião, vilarejo muito próximo das propriedades dos Santana, a destacar os resquícios da Fazenda Serra do Mato e a Bica da Pendência, outrora de propriedade do icônico, Antonio Joaquim de Santana.

Todavia, para um bom observador, o caminho rende muitas paradas, e uma delas é no Sítio Cafundó, onde as margens da estrada, um vigoroso pé de Benjamin e um chalé amarelo e azul nos recepcionam. Com um alpendre de talho curioso, e uma fachada simples, mas ainda assim imponente e bela, o dito casarão é um dos mais bonitos de Missão Velha, e propriedade dos Furtado de Figueiredo, sobrenome enraizado também em outras cidades da região.

Segundo os moradores da localidade, em outros tempos aquele pé de serra foi tomado pelo cheiro e o vapor do engenho do Cafundó. De sua calçada se vê o vale, e no lado oposto da estrada, se aprecia a serra. Internamente é exemplo de conservação, até mesmo nos dormitórios, onde foi possível encontrar ainda a mesa do santo, com seu pequeno oratório, o caritó embutido na parede, dentre outros detalhes. Outra curiosidade sobre o imóvel, que por seus elementos arquitetônicos deve ter sido construído no final do Séc. XIX, até meados da década de 1910, é que ele possui três sótãos, indício da produtividade da propriedade, que em seus arredores ainda conserva um singelo bosque.

Feliz pela recepção dos zeladores do casarão, parabenizo também os proprietários, pelo cuidado e sensibilidade ao manter tão relevante patrimônio da tão esquecida arquitetura rural.

ABAIXO O LEITOR CONFERE VÍDEO E FOTOS DO IMÓVEL:

 

amazon.com.br
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.