Importante documento de pesquisa atualmente, estes relatórios foram fruto da Comissão Cientifica de Exploração, um esforço do IHGB e do governo imperial com objetivo de acelerar a marcha de desenvolvimento no interior do país e desmentir, por meios científicos, dados apresentados por comissões estrangeiras que estiveram na América do Sul.

Gestada desde 1856, a comissão só deu inicio aos trabalhos em 1859, e circulou por boa parte do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, fazendo observações, apontamentos e gravuras, que vão desde dados geográficos, até os costumes regionais, configurando assim fonte de pesquisa valiosa.

O arquivo aqui disponibilizado, não se trata da versão organizada como livro, e sim das transcrições dos diários de viagem feitas em 1961 pela Biblioteca Nacional, e que contem itens que foram deixados de lado em outras obras. Infelizmente, nunca teremos acesso ao material integral produzido pela comissão, pois em 13 de Março de 1861, o Iate Palpite afundou no Rio Acaraú, indo a pique também parte do material.

Faça o download, e boas pesquisas: Os Manuscritos do botânico Freire Alemão – 1859 – Biblioteca Nacional.

FONTE: Biblioteca Nacional.

Receba nosso material no WhatsApp clicando aqui: http://bit.ly/2zNonu8

Clique nos links abaixo e confira:

COMPRE COM ESSES LINKS E APOIE NOSSO PROJETO:

LIVROS DE HISTÓRIA COM DESCONTO E ENTREGA RÁPIDA:https://amzn.to/2GuVhDw

LIVROS COM ATÉ 80% DE DESCONTO: https://amzn.to/2TDrno7

ELETRÔNICOS EM OFERTA: https://amzn.to/2O7YiLO

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.