Morreu hoje aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, mas também pode chamar de Rei do Futebol. O único jogador a ganhar três copas do mundo, e que tinha registrado mais de mil gols durante sua longa carreira desportiva, marcada por lances espetaculares.

Pelé esteve em Juazeiro do Norte em 1974, em jogo amistoso entre Santos e Guarani de Juazeiro, com placar positivo para o time paulista, que ganhou de 2×0. O jogo ocorreu no “Romeirão” e parou as cidades de Juazeiro, Crato e Barbalha. Bastante solicito, Pelé recebeu muitos populares e autoridades, e participou de um jantar oferecido na Churrascaria Cabral.

FOTO 02: Pelé dando autógrafo para Pedro Bandeira.

No registro da capa, Pelé no “Romeirão” em 1974, ladeado por crianças da cidade, junto a uma réplica não muito fiel da Jules Rimet, a taça da Copa do Mundo entre 1928 e 1970, ano em que o Brasil ganhou a Copa do México e adquiriu o direito definitivo ao troféu diante o regulamento da FIFA. A Jules Rimet ficou em exposição durante alguns anos na sede da CBF, de onde foi roubada em 1983. Antes ela havia sido roubada durante a Copa da Inglaterra, em 1966, mas foi abandonada no subúrbio de Londres e devolvida a FIFA. Até hoje o paradeiro da taça é desconhecido, uma teoria aponta que teria sido derretida, mas outras especulam que ainda exista, uma vez que seu valor subjetivo supera seu peso em ouro.

FOTO 03: Pelé dando entrevista para a Rádio. É possível identificar também o jornalista esportivo, Wilton Bezerra, de cabelos compridos e bastante jovem.
Acervo de Renato Casimiro e Daniel Walker.

FOTO DA CAPA: Acervo de Renato Casimiro e Daniel Walker.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.