A relação dos caririenses com as aeronaves começou em 1933, quando inaugurando o Rota do São Francisco, do Correio Aéreo Militar, os militares José Sampaio de Macedo e Nélson Lavenére Wanderley pousaram em Crato e posteriormente em Juazeiro do Norte, procedentes de Petrolina, no biplano americano Waco CSO; mas essa é uma história que vou contar com detalhes posteriormente, nosso foco agora é o inicio das operações da aviação civil comercial na região.

Irineu Pinheiro descreve em seu clássico, Efemérides do Cariri, o seguinte acontecido: “no dia 21.12.1950, pela primeira vez aterrou no Cariri, no aeródromo de Juazeiro do Norte, vindo de Fortaleza, o avião de passageiros. Chegou às oito horas e quinze minutos e saiu às nove horas. O avião era da “Empresa de Transportes Aéreos Norte do Brasil (Aeronorte). Chamava-se “Cidade de Codó”, tinha capacidade de carregar 12 passageiros. Sua tripulação compunha-se de Gilmar Vinhas Mariath, comandante; Arqueminho da Silveira Siedle e Cacildo Severiano de Macedo. Sua rota habitual era Fortaleza-Ceará a Salvador-Bahia, com escalas em Iguatu, Juazeiro do Norte, Petrolina, Senhor do Bomfim, Feira de Santana. Seus passageiros do Crato foram duas senhorinhas, até a capital da Bahia. A marca do avião era Percival Prince. Agente da Companhia no Crato e Juazeiro é o negociante Ernani Silva, residente na primeira cidade.”

A Aeronorte foi fundada em São Luís do Maranhão, em 30 de Dezembro de 1940, e operou de modo independente até 1953, quando foi adquirida pela Aerovias Brasil. Em 1950 a empresa adquiriu três bimotores da Percival Aircraft Limited, modelo Prince P.50, equipado com motores  Alvis Leonides 125 radial, de 550 hp, que garantiam uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 294Km/h e autonomia de até 740km, e eram uma boa opção frente aos Lockheed Electra 10A que já estavam na frota. Não existem registros conhecidos de outras aeronaves como essas que tenham sido importadas para o Brasil, e hoje são praticamente extintas, uma vez que um dos aparelhos acidentou-se em 1952, na cidade de Caxias, no Maranhão, e outros foram desmontados posteriormente.

Veja vídeos do Percival Prince em detalhes:

 

Clique aqui, e saiba mais sobre como apoiar o Cariri das Antigas: http://bit.ly/2OOQhLb

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.