MENSAGEM DO AUTOR: 

Compartilho o PDF da minha tese Encantamento e Civilização: construções discursivas de uma região (o Cariri cearense), defendida no Programa de Pós-Gradução  em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH), em outubro último.
A tese aborda quatro momentos elencados como representativos da construção discursiva regional, embora com alguns inevitáveis recuos e avanços temporais. Em primeiro, o período que vai de 1855 a 1865, quando circulou o jornal cratense O Araripe, visto como porta-voz de um primeiro e coerente projeto identitário regional proposto por uma comunidade de sentido que se desenvolveu naquele contexto. Em seguida, o intervalo de tempo referente aos chamados Acontecimentos de Juazeiro, decorridos entre os anos de 1872 e 1914, quando se inicia o apostolado do padre Cícero em Juazeiro, palco dos supostos milagres da transformação de hóstias em sangue, atribuídos a uma segunda redenção cristã, e os seus desdobramentos, culminando na chamada Sedição de Juazeiro. Por fim, as décadas de 1950 a 1980, correspondente à fundação e atuação do Instituto Cultural do Cariri – ICC, órgão representativo da geração herdeira da tradição discursiva iniciada pelo jornal O Araripe, mas responsável por significativas inflexões conceituais na construção de uma identidade histórica caririense; e, a partir de 1965, da atuação de coletivos de jovens artistas e intelectuais que desaguaram no movimento Nação Cariri.
 
Espero que estes alfarrábios sejam úteis de alguma forma a vocês.
 
Grande abraço.
amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.