Incansavelmente debatido na imprensa nacional, e até internacional, o Padre Cícero é objeto de estudos até os dias de hoje, e certamente também nos que virão. O presente trabalho, hora anexado ao banco de dados do Cariri das Antigas, é uma das teses mais aguardadas da cena acadêmica da região, mas para além disso, é um texto necessário para todos os que se interessam pela História do Cariri e do Brasil.

Num recorte de cinco décadas, a Profa. Dra. Fátima Pinho analisa as teias de notícias e representações construídas pela imprensa sobre o sacerdote. Transformado em celebridade, Padre Cícero atraiu as atenções da imprensa em seus mais variados meios. A tese discorre sobre dois acontecimentos específicos na biografia do padre, a citar: “Os fatos extraordinários de Juazeiro” e o ingresso na vida política partidária.

Boa leitura a todos, clique no arquivo e façam o download: Tese de Fátima Pinho

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.