Fundado em 1953, o Instituto Cultural do Cariri tem em seu histórico imensuráveis contribuições a historiografia da região. Em seus quadros estiveram nomes importantes como J. de Figueiredo Filho, Otacílio Anselmo, Pe. Antônio Gomes de Araújo , Irineu Pinheiro e outros tantos que foram pioneiros no levantamento documental e oral sobre a história do Cariri.

Tanto desprendimento teve como principal resultado a publicação de icônica revista Itaytera, publicada pela primeira vez em 1955, e que foi responsável por gestar o nascimento de livros e artigos importantes para entender o Cariri. Passados 64 anos, os números da Itaytera, muitas vezes extremamente raros, estão devidamente digitalizados, graças a uma iniciativa da gestão Heitor Feitosa, que com o apoio de sua diretoria e dos associados, empreendeu no sentido de organizar todas as edições e traze-las à mídia digital.

Agora, em uma profícua parceria com o Cariri das Antigas, o Instituto Cultural do Cariri disponibiliza para download gratuito toda a coleção digitalizada, uma iniciativa que muito coopera para o desenvolvimento da pesquisa histórica no Cariri, uma vez que democratiza o acesso aos números do periódico.

ÍNDICE 

Histórico e Índice

ABAIXO, OS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

Revista – Nº1

Revista – Nº2

Revista – Nº3

Revista – Nº4

Revista – Nº5

Revista – Nº6

Revista – Nº7

Revista – Nº8

Revista – Nº9

Revista – Nº10

Revista – Nº11

Revista – Nº12

Revista – Nº13

Revista – Nº14

Revista – Nº15

Revista – Nº16

Revista – Nº17

Revista – Nº18

Revista – Nº19

Revista – Nº20

Revista – Nº21

Revista – Nº22

Revista – Nº23

Revista – Nº24

Revista – Nº25

Revista – Nº26

Revista – Nº27

Revista – Nº28

Revista – Nº29

Revista – Nº30

Revista – Nº31

Revista – Nº32

Revista – Nº33

Revista – Nº34

Revista – Nº35

Revista – Nº36

Revista – Nº37

Revista – Nº38

Revista – Nº39

Revista – Nº40

Revista – Nº41

Revista – Nº42

Revista – Nº43

Revista – Nº44

Revista – Nº45

Revista – Nº46

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.