Recentemente assinada a ordem de serviço, a reforma do antigo Seminário da Sagrada Família e Hospital Manuel de Abreu (leia a história do prédio clicando aqui) já está em 10% de execução, segundo a SOP (Superintendência de Obras Públicas) do governo do estado.

Com investimento de R$53 milhões de reais, o Cariri será contemplado com um dos maiores centros culturais do Nordeste. Além da reforma do prédio histórico, também serão construídos construídos um planetário e um novo bloco equipado com teatro de 6 andares e 500 lugares, totalizando 12 mil metros quadrados de área construída (m²).

O complexo contará com espaços para eventos, espetáculos, exposições, acervos, pesquisa e salas de formação, assim como áreas verdes revitalizadas e áreas de circulação pavimentadas. Além disso, novas estruturas ao ar livre integrarão o Centro Cultural do Cariri, como areninha, pista de skate, parque infantil e dois estacionamentos.

Ele integra equipamentos da rede da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) planejados dentro do conceito de centro cultural-parque, de junção entre cultura e natureza, sendo um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo.

“O Centro Cultural do Cariri compõe uma política do Governo do Estado de ampliação do direito às artes e à cultura como direito de cidadania e de desenvolvimento regional. Trata-se de um equipamento que reúne cultura e natureza no conceito de parque cultural e ambiental num contexto da Chapada do Araripe e da cultura do Cariri; reúne acervo e pesquisa para a produção de conhecimento na região; reúne memória e patrimônio na afirmação das identidades e da diversidade cultural; reúne arte, fruição e programação cultural para o fomento das expressões e manifestações do Cariri em conexão com Ceará, o Brasil e o mundo. Será um centro cultural regional, com a cara e alma do Cariri e a fertilidade da Chapada do Araripe. Mais do que um investimento do Governo do Estado é um projeto construído em parceria e de maneira articulada com os municípios da região, com as instituições culturais, sociais e educativas, bem como, com a cena artística e cultural do Cariri”, ressalta o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Matéria feita com informações da ASCOM do Governo do Estado do Ceará.

amazon.com.br
Roberto Junior
Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.