A historiografia do Cariri tem um número relevante de obras, porém, nem sempre estão elas a disposição de todos que necessitam em suas pesquisas, e uma dessas obras, é certamente o clássico “Beatos e Cangaceiros”, de Antônio Xavier de Oliveira.

Oliveira nasceu em Juazeiro do Norte, em 08 de Outubro de 1892, e era irmão de Amália Xavier de Oliveira, autora de “O Padre Cícero que eu conheci”, uma das maiores obras da história de Juazeiro do Norte. Médico, escritor, sociólogo e político, Xavier morreu em 1953, deixando um legado importante na crônica histórica da região.

Recentemente encontrei esta obra tão rara, no arquivo da University of Florida, e disponibilizo agora ao leitor e aos pesquisador que acessam o Cariri das Antigas. Boa leitura, e ótimas pesquisas.

ARQUIVO PARA DOWNLOAD: Beatos e Cangaceiros

Acadêmico de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e conselheiro de cultura do Crato. Fundou o Cariri das Antigas em 2014, e desenvolve pesquisas na área de História Política e Social. Atuou como bolsista da FUNCAP no projeto "Biopoder, Saúde e Saber médico: O Hospital Manuel de Abreu e as práticas de cura e controle da tuberculose na Região do Cariri nos anos de 1970”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Egberto Melo. É diretor administrativo do Clube do Automóvel do Cariri - Siqueira Campos, sendo o historiador responsável pela edição do periódico do clube, fruto de suas pesquisas acerca da história do automóvel no Brasil, com recorte entre as décadas de 1890 e 1990. Tem como pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a História e Desenvolvimento da Aviação no Cariri, com enfoque principal na atuação do Correio Aéreo Militar.