Fundado em 1953, o Instituto Cultural do Cariri tem em seu histórico imensuráveis contribuições a historiografia da região. Em seus quadros estiveram nomes importantes como J. de Figueiredo Filho, Otacílio Anselmo, Pe. Antônio Gomes de Araújo , Irineu Pinheiro e outros tantos que foram pioneiros no levantamento documental e oral sobre a história do Cariri.
Tanto desprendimento teve como principal resultado a publicação de icônica revista Itaytera, publicada pela primeira vez em 1955, e que foi responsável por gestar o nascimento de livros e artigos importantes para entender o Cariri. Passados 64 anos, os números da Itaytera, muitas vezes extremamente raros, estão devidamente digitalizados, graças a uma iniciativa da gestão Heitor Feitosa, que com o apoio de sua diretoria e dos associados, empreendeu no sentido de organizar todas as edições e traze-las à mídia digital.
Agora, em uma profícua parceria com o Cariri das Antigas, o Instituto Cultural do Cariri disponibiliza para download gratuito toda a coleção digitalizada, uma iniciativa que muito coopera para o desenvolvimento da pesquisa histórica no Cariri, uma vez que democratiza o acesso aos números do periódico.
ÍNDICE
ABAIXO, OS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD: